Notícias

O Verdadeiro Significado de Pentecostes

Que bom é para comemorar o fim de uma fase da vida e o início de outro com uma festa. Na Bíblia podemos descobrir que Deus é um Deus alegre que gosta de festa, é um Deus alegre que gosta de cantar.

Sete festas estão registradas na Bíblia, as partes através do qual o povo escolhido celebrou suas vitórias Deus e para o seu povo Israel. Estas partes também serviram para dividir o ano no calendário judaico e declararam uma imagem perfeita das dispensações de Deus para com Israel.

Pentecostes foi o quarto dia do ano judaico, foi celebrado na primavera, no mês de Sivan, o terceiro mês do calendário judaico e caiu cinquenta dias após a Páscoa. Para o calendário Greco-romano que é nosso, este evento é lembrado entre os meses de maio e junho.

Para os judeus este feriado comemora o dia em que Deus deu a lei no Monte Sinai. Hoje, os judeus celebram este dia como a Festa da Lei no Sinai, pois de acordo com a tradição passou cinquenta dias entre o Êxodo do Egito e a recepção dos mandamentos do Sinai. Em Êxodo 19: 1-2 diz que no terceiro mês depois de deixar o Egito, vieram ao deserto de montanha Sinai. E no capítulo 20 Deus dá a lei.

É por isso que para os judeus, este foi um feriado muito importante. Deus tem todas as coisas bem planejadas e deseja que não só os judeus participar de festivais, senão todo mundo. Ele foi instruído a comunicar esse segredo ao profeta Ezequiel cerca de 630 anos antes da época de Jesus.

“Aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.” Ezequiel 36:25-27 NVI

Você sabe quando Deus veio a cumprir essa profecia?

Pentecostes, cinquenta dias depois que Jesus tinha sofrido pela humanidade e tinha subido com poder, veio esta festa. Jesus, conhecendo o presente maravilhoso que nos mergulharia completamente em Deus, deu esta instrução aos seus discípulos.

"Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.
João 16:7 NVI

"Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto". Lucas 24:49 NVI

"Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra." Atos 1: 8 NVI

Quando chegou a festa de Pentecostes, os judeus estavam celebrando o lembrete de ter recebido a lei, mas Deus derramou a sua promessa e enviou o Espírito Santo nos corações.

"Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava." Atos 2: 1-4 NVI.

Antes eles receberam uma lei que estava fora deles, mas no dia de Pentecostes, graças ao sacrifício de nosso amado Jesus, Deus derramou o Espírito Santo, colocou-o nos corações de todos os que decidem crer em Jesus e esse Espírito precioso trouxe o lei de Deus que foi previamente fora de nós e embutiu em nossos corações.

É por isso que hoje nós não conhecemos apenas os mandamentos de Deus, agora podemos encontrá-los, amá-los e deliciar-nos com eles. Tudo graças a Jesus, autor e consumador da nossa fé.

"Corro pelo caminho que os teus mandamentos apontam, pois me deste maior entendimento." Salmo 119: 32 NVI

Você sabe o que você precisa para correr por estes caminhos?

Talvez por muito tempo você tentou, talvez agora você está mancando. O que te permitirá correr por estes caminhos é o Espírito Santo.

Peça a Deus para derramar esta promessa também em você.

"Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar." Atos 2:39 NVI